quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Passeie pelo Trem de la Costa

Em 1891, foi habilitado o primeiro trem de solo. Passou da Via Férrea Central argentina - na década de 1950 -, para Via Férrea Mitre. E, finalmente anos mais tarde para Retiro - Mitre, que atualmente pertence à empresa Vias Férreas Metropolitanas. O deterioro do trem e as estações, foram consertadas e algumas áreas das estradas se tornaram jardins e lugares de passeio e visita.

Em 1990, o Estado chamou a licitação para o estabelecimento de um serviço de passageiros. O único oferecedor era a Sociedade Comercial da Prata, um grupo administrativo que constituiu o Trem da Costa.

O projeto de restauração e reciclagem de oito estações e a construção de outras três, procurou ser adaptado às exigências dos usuários, pondo cuidado especial nos aspectos de transporte e serviços.

Este novo empreendimento devia cruzar as municipalidades de Vicente López, San Isidro, San Fernando e Tigre. Então, a companhia adotou um sistema de transporte elétrico de segurança com capacidade de ter freado. As estações foram inauguradas no dia 20 de abril de 1995.

As unidades, atualmente, estão equipadas com ar condicionado, capacidade para 120 passageiros de pé e oitenta passageiros sentados.

Estação Mitre

O trem circula por um viaduto que não bloqueia o tráfico das ruas do bairro. Uma ponte comunica com a estação Mitre. Ao mesmo tempo, esta ponte é pátio de comidas, na estação achará lojas de conveniências.

Estação Borges

O nome lembra ao coronel Francisco Borges, uruguaio que lutou junto a Bartolomé Mitre. O bairro residencial tem ruas pavimentadas, arvoredos copados e residências entre esse aquele destaque algum chalé eu sou Tudor usado.

Estação Maipú

É um das estações novas e foi construído em ambas as calçadas do Av do Libertador., tirando proveito de uma terra baldia e o edifício de uma fábrica anterior.
Nesta estação pode ir para o cinema, fazer compras no supermercado e visitar museus. Daqui para a estação San Isidro é um caminho seguro e iluminado – se você deseja ir a pé.

Estação Anchorena

Leva o nome de João Batista Anchorena, proprietário velho destas terras, quem ideou o plano do Trem.
Ao lado da estação velha reciclada foi levado um projeto de recuperação da costa chamado Passeio da Ribeira, com uma estação fluvial e vista panorâmica para o rio e a cidade de Buenos Aires.

Estação Desfiladeros

Nesta estação você encontra uma pitoresca feira de antiquários com mais de 70 exposições. Também tem uma Reserva Ecológica Ribeira de Norte, um agradável lugar de floresta.

Estação San Isidro

É uma das estações mais completas. San Isidro era conhecido no passado como Versalhes de Buenos Aires, porque a sociedade alta tinha suas casa de verão. Hoje também é chamado Capital Nacional do Rúgbi. A estação possui um interessante centro de convenções, supermercado, cinemas, entre outros. Da estação, pode cruzar pela ponte e, continuar por Tiscornia para o rio da Prata.

Estação San Fernando

Em tempos da colônia, era conhecido como Boa Visão de San Fernando. Hoje, é considerado par que importante da náutica argentina. No passado era ideal para piquenique de final de semana e atividades culturais como shows de tangos e apresentações de orquestras.

Canal da Estação

Aqui é a posição central das operações da via férrea, conectadas por um computador. É a ultima estação da viagem até o Tigre. Aqui você verá o Mercado de Frutas localizado à direita.

Estação Delta

É um grande complexo que contém a estação velha reciclada e, um parque importante de diversões e espetáculos, o “Parque da Costa”. Nesta estação você encontra, também, o porto com catamarãs que navegam pelo delta; um destes é exclusivo para passageiros que viajam no Trem de la Costa. Também pode caminhar pelo Tigre.

Como chegar

  • Desde Buenos Aires, a melhor opção é pegar o trem dentro na Estação do Retiro. Em 25 minutos chegará à Estação Mitre. Lá, uma ponte cruza na Avenida Maipú, e conecta com a estação Delta e deve pagar o Trem de la Costa.

Dados Úteis

  • Cada estação tem um escritório de informação sobre as atividades culturais e desportivas do mês.
  • O trem funciona todos os dias de 7h às 23h, com freqüências a cada 10 minutos.
  • Há instalações para passageiros em cadeira de rodas.
  • Guarda de tem.
    O Passeio até o delta, com as detenções básicas, demora três horas pelo aproximadamente. Com o mesmo ingresso você pode descer nas estações. Se você escolhe fazer a cabo uma viagem sem descer demoraria 25 minutos.


Muito obrigada

Nenhum comentário:

Postar um comentário